Macaron, pronuncia-se macaRRon.
O macaron é francês, é um pequeno biscoito, redondo e crocante, feito com farinha de amêndoas, com base de claras, açúcar e recheado, granuloso e molinho, de forma arredondada com em média de 3 a 5 cm de diâmetro.
É uma especialidade em diversas cidades e regiões da França e por isso a receita e apresentação pode mudar de um lugar a outro. Alguns exemplos são os macarons de Amiens, Boulay , Chartres, Cormery, Joyeuse, Le Dorat, Massiac, Montmorillon, Nancy, Rau, Saint-Émilion, Sainte-Croix Lannion ou Sault. São as cidades em que o macaron é sem dúvida, um patrimônio gastronômico.
A história conta que foi com o advento da importação de farinha de amêndoas da Itália, na época do boom do comércio marítimo, é que se pode incorporar melhor a amêndoa na culinária, onde se criou um biscoito simples e popular. Sendo esse um dos motivos do porquê o macaron é caro.
Criado na Itália e originado da palavra maccherone, o macaron atingiu seu apogeu na França do século XVI na corte de Catarina de Médicis. Acredita-se que o macaron cruza a fronteira francesa neste período de 1533 graças à ela, que se torna rainha da França ao se casar com Henrique II. François Rabelais é o primeiro grande escritor francês a citá-lo em 1552.
Acredita-se que foi à partir da rainha que sem mais tardar, o macaron passou a se popularizar saindo da capital e invadindo as demais regiões da França, onde cada chef toma a liberdade de criar sua versão e receita tradicional.
Há quem diga que a receita do macaron foi guardada em segredo até que uma congregação de irmãs da cidade de Nancy, no nordeste da França, começou a produzi-lo, em 1792.
Foi na década de 1830, que tiveram a ideia de montar dois biscoitos de macarons e recheá-los com geléias, especiarias ou licores, e depois com diferentes sabores de creme, ganaches ou marmeladas.
No início do século 20, a doceira Ladurée de Paris criou o macaron colorido em sua forma atual com uma grande variedade de cores e sabores. A partir desse momento o doce conhece uma nova onda de sucesso na capital. Em 1993, o chef de pâtisserie François Payard oferece este pequeno biscoito aos clientes do restaurante “Daniel” em Nova York. E claro, é um sucesso!
Com o advento da modernidade, várias receitas internacionais começaram a ganhar o resto do mundo.
O macaron é um exemplo deles: macaron é francês, macaron é gostoso.
Comments